curto prazo
Disciplina: Conjuntura Econômica Brasileira e Internacional
GABARITO
Lista de exercícios 1
1. O que o fluxo circular da atividade econômica mostra?
O fluxo circular de renda mostra, de forma simplificada, a maneira pela qual os indivíduos e empresas interagem na economia, cada qual buscando atingir objetivos diferentes: os indivíduos procurando aumentar a satisfação de seus desejos e necessidades e as empresas procurando maximizar seus lucros. Os indivíduos, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços, tendo em vista o atendimento de suas necessidades de consumo. Por outro lado, fornecem às empresas diversos fatores de produção: trabalho, terra, capital e capacidade empresarial. Como pagamento recebem salários, aluguéis, juros e lucro e é com essa renda que compram os bens e serviços fornecidos pelas empresas. As empresas possuem e/ou comercializam bens e serviços. A produção é realizada por meio da combinação dos fatores produtivos adquiridos perante os indivíduos. As decisões das empresas são guiadas pelo objetivo de se conseguir o máximo lucro.
2. Por que as abordagens da renda e da despesa são maneiras diferentes de se medir o valor da produção de uma economia?
Do lado da produção, os recursos econômicos (terra, trabalho, capital, etc) recebem como remuneração (renda) para produzir bens e serviços, aluguel, salários, juros, lucros. O lucro é incluído como um custo, já que está embutido no preço de venda do produto final e é um pagamento feito a um fator de produção. Dessa forma, os custos de produção serão sempre iguais ao valor das vendas.
A abordagem da despesa usa o valor das vendas finais como sua medida (lembrar que a venda de um bem só ocorre se alguém paga por esse bem, ou seja, efetua uma despesa para adquiri-lo), ao passo que a abordagem da renda usa os custos de produção como medida. As abordagens da renda e da despesa tornam-se maneiras alternadas de