Financiamento em Curto Prazo
São financiamentos com vencimento inferior a 360 dias que possuem várias alternativas de escolha, dentre elas destaca-se o desconto de duplicatas que são títulos emitidos pelas empresas que praticam vendas a prazo, e sua função é servir de documento para cobrança.
Fontes de Financiamento á Curto Prazo Sem Garantia
Nesta modalidade destacam-se os seguintes financiamentos bancários, destinados a qualquer tipo de empresa:
• Notas promissórias: documento que contem os termos do empréstimo, incluindo a duração, entre 30 dias a 9 meses, taxas de juros, que podem ser fixas ou flutuantes.
• Linhas de crédito: utilizado para investimento ou capital de giro. Trata-se de uma determinada quantia que o banco disponibiliza para que a empresa supra eventuais necessidades.
• Acordo de créditos rotativos: mais conhecido como crédito especial, é um determinado valor vinculado à conta bancária que, caso seja utilizado, deverá ser devolvido acrescido de juros e outros encargos.
Fontes de Financiamento de Curso Prazo Com Garantia
Deve ser utilizada apenas quando as possibilidades de financiamentos sem garantia forem esgotadas, pois os riscos e as taxas de juros são mais elevados. Suas principais fontes são:
• Caução de duplicatas a receber: são títulos emitidos por empresas que vendem a prazo, e servem como um documento de cobrança. Pode ser utilizada como garantia de um empréstimo, sendo endossada ao banco, que passa a ter o privilégio do seu recebimento.
• Factoring de duplicatas a receber: ocorre quando uma instituição financeira compra uma duplicata a receber, assumindo todos os riscos e responsabilidades do não pagamento da mesma.
• Empréstimo com alienação de estoques: é o valor contábil das mercadorias em estoque serve como base para determinar o valor do financiamento. Geralmente, para que se tenha uma garantia real, leva-se em conta a estabilidade dos preços de mercado e a venda facilitada das mercadorias estocadas.
•