Fontes de financiamento de curto e longo prazo
Atualmente as empresas estão inseridas em um mercado cada dia mais competitivo, onde quem se destaca é aquela empresa que possui produtos de qualidade ou a prestadora de serviços que possui bom atendimento e satisfaz as necessidades dos clientes. Para se chegar a esta etapa é muito complicado, as empresas muitas vezes precisam expandir seu parque fabril, adquirir novas máquinas, melhorar os processos de produção e controle de qualidade, atender com excelência, destacar seu produto ou serviço dos demais, implantar estratégias de marketing, entre outros fatores. Só que na maioria dos casos as empresas não possuem capital suficiente para desenvolver tais melhorias, tendo de recorrer a fontes de financiamentos de curto ou longo prazo. Diante disto o objetivo dessa monografia será abordar as principais fontes de recursos financeiros de curto e longo prazo e suas características, bem como fazer uma comparação a fim de verificar qual deles é mais vantajoso para o Archer Materiais de Construção S/A, criando uma proposta mais adequada para a empresa.
2 LINHAS DE CRÉDITO UTILIZADAS PARA FINANCIAMENTOS
Atualmente o mercado disponibiliza várias oportunidades para as organizações financiarem seu capital de giro, são inúmeras as opções, e a escolha de cada uma delas varia de acordo com as necessidades de cada empresa e a condição de pagamento, que poderá variar entre os financiamentos de curto ou longo prazo.
2.1 FINANCIAMENTOS DE CURTO PRAZO
As organizações que querem realizar financiamentos de curto prazo, ou seja, financiamentos com vencimento inferior a 360 dias possuem várias alternativas de escolha, dentre elas destaca-se o desconto de duplicatas. As duplicatas são títulos emitidos pelas empresas que praticam vendas a prazo, e sua função é servir de documento para cobrança. Nesse sentido, Lemes Júnior, Rigo e Cherobim (2005, p.396) afirmam que: como instrumentos de cobrança, as duplicatas tornam-se títulos negociáveis e