Fontes de financiamento de curto e longo prazo nas empresas
Duração
A maioria das fontes de financiamento de curto prazo ocorrem em um período de um ano, embora algumas possam durar até três anos ou mais. As fontes de longo prazo como hipotecas geralmente possuem durações de 15 a 30 anos.
Juros
Devido aos financiamentos de curto prazo serem devolvidos em um período menor, a taxa de juros ou os custos para emprestar o dinheiro também serão menores. As fontes a longo prazo, tais como empréstimos bancários, possuem uma taxa de juros maior devido ao período de tempo que se leva para financiar o empréstimo e devolver o capital.
Tipos
As fontes de financiamento de curto e longo prazo variam de acordo com o instrumento. Exemplos de fontes a curto prazo seriam: contas a pagar, aluguel, empréstimos comerciais de curto prazo, adiantamento de dinheiro a clientes, cobertura de descobertos bancários, empréstimos de contas a receber ou desconto de duplicata. Exemplos de opções de financiamento a longo prazo incluem: quotas ou ações da empresa, bônus, empréstimos comerciais a longo prazo, lucros retidos, arrendamentos operacionais ou financeiros e capitais de risco.
Politicas de Financiamento
De uma forma simples é possível definir a política de financiamento como sendo o conjunto de decisões que tem em vista a obtenção dos capitais necessários ao crescimento e gestão da empresa. Na perspectiva do balanço, estas decisões resultam em alterações na composição e extensão dos empréstimos obtidos e do capital próprio da empresa.
Quanto à origem dos capitais é comum distinguir-se entre interno e externo. O financiamento interno (autofinanciamento) corresponde à retenção pelas próprias