Educação Infantil
Resumo..............................................................................................1
Painel.................................................................................................3
Como deve ser um ambiente de alfabetização......................................4
Síntese: Respeito a diversidade...........................................................5
Principais itens sobre “O trabalho com crianças com necessidades educativas especiais.............................................................................................6
Sequência didática..............................................................................7
Bibliografia........................................................................................9
Capitulo XIV “Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos”
Importante questão para os professores de educação infantil diz respeito aos ambientes existentes nas creches e pré-escolas. Ela foi levantada por vários educadores no passado como: Decroly, Montessori e Dewey.
Os ambientes de aprendizagem precisam ser bem planejados pelos professores das creches e pré-escolas, esses ambientes necessitam de atenção especial e planejamento especifico, pois são claras as pesquisas que, tais ambientes podem causar medo ou curiosidade irritabilidade ou calma, atividade ou apatia por parte da criança.
Para alguns professores, a qualidade do ambiente na creche ou pré-escola requer apenas características psicofísicas e/ou higiênicas: arejamento, iluminação, conforto, número de crianças por metro quadrado, relação existente entre mobiliário e equipamentos.
Todo ambiente, sem exceção, é um espaço organizado segundo certa concepção educacional que espera determinados resultados. Há sempre um arranjo ambiental mesmo que isso se traduza na existência de uma sala com pouco imobiliário e poucos objetos e brinquedos ou uma sala atulhada de berços dispostos lado a lado, como na