Moral e Ética
A confusão que acontece entre as palavras Moral e ética existem há muitos séculos. A própria emitologia destes termos gera confusão, sendo que ética vem do grego “ethos” e significa modo de ser, e Moral tema sua origem no latim, que vem de “mores”, significado costumes.
A Moral não é algo individual, é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e cotidiano. Durkhein explicava como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior à própria sociedade. A moral tem caráter obrigatório.
Podemos descrever que moral são normas de conduta de uma sociedade, para permitir um equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade. Por isso de termo conduta moral, que é a orientação para os atos segundo os valores descritos pela sociedade.
A Ética é definida como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Ética busca avaliar os princípios em seu individual, onde cada grupo possuem seus próprios valores, cultura e crenças, constitui um sistema de argumentos dos quais os grupos ou as pessoas justificam suas ações.
Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do home livre. Ambos significam “respeitar e venerar a vida”. O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou destruindo, ou ele apoia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.