educação infantil
"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver. “(Gabriel Garcia Marquez)
Tema: “Explorando as possibilidades de Artes com Romero Brito”
Área de conhecimento: Linguagem oral, artes, natureza e sociedade, música, movimento.
Duração: 5 meses
Professora: Isabela Xavier
Turma: Mini Grupo II B
Faixa etária: 3 anos
Justificativa: O Projeto “Explorando as possibilidades de Artes com Romero Brito”, surgiu através das necessidades e dificuldades apresentadas nas aulas ministradas em sala de aula, onde observei que algumas crianças demonstravam dificuldades no manuseio dos materiais de Artes, não tinham muita noção de espaço, pintavam em pequenas proporções, mas também observei a alegria que as crianças tinham ao manusear esses materiais, o capricho em suas atividades, e a escolha por Romero Brito, é que suas obras são bem simples, com uma grande variedade de cores e formas, podendo-se ser trabalhadas de diversas formas, assim dará a oportunidade das crianças explorarem um universo rico, podendo aprender gradativamente, e aguçar a sua criatividade.
A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolvem escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança.
Pensando em educação e arte, devemos considerar a necessidade da convivência dos alunos com obras de arte de forma ampla. Por meio deste contato, a criança desenvolve sensibilidade, aprende a apreciar, a sentir e tomar conhecimento das diferentes expressões dos artistas plásticos, o que contribui significativamente para as elaborações perceptivas e reflexivas das crianças. O aluno ao trabalhar com