Desmistificando a Auditoria
O trabalho do auditor pode e deve ser uma importante arma contra a corrupção nas organizações. O trabalho de auditoria, ainda que em algumas situações especiais necessite fazer fiscalizações rigorosas, não tem como objetivo policiar profissionais ou suas atividades desenvolvidas no dia-a-dia. A auditoria tem como finalidade atender a interesses de acionistas, investidores, financiadores e do próprio Estado, ou ainda cumprir normas legais que regulam o mercado acionista. A Comissão de Valores Mobiliários( CVM ) é a entidade regulamentadora da profissão e do exercício profissional, sendo responsável pela fiscalização do segmento. As formas mais conhecidas de auditoria definem-se quanto à extensão, à profundidade e à tempestividade.
EXTENSÃO
Geral
Parcial
Por amostragem
PROFUNDIDADE
Integral
Revisão analítica
TEMPESTIVIDADE
Permanente
Eventual
Auditoria Interna x Auditoria Externa
A auditoria interna é feita por um auditor que fica constantemente na empresa e, normalmente, trabalha junto à diretoria executiva ou à presidência. A importância desse tipo de auditoria se dá na administração e averiguação de todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa. Ou seja, por meio desta, é possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro dos critérios.
Com o mesmo intuito, funciona a auditoria externa ou auditoria independente, porém, em extensões diferentes. O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com a empresa. Ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados.