Estratégia de Marketing
1.1 Considerações iniciais
Atualmente muito se fala sobre a contabilidade, que cada dia mais cresce o número de profissionais na área e sua expansão no mercado de trabalho. Mas a maioria pouco sabe, ou até mesmo não se identifica com essa ciência, que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, podendo assim registrar os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudar suas consequências na dinâmica financeira.
Segundo Ribeiro (2003, p.19) a contabilidade é “uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas”.
Objetivando mais eficiente exatidão aos dados contábeis, é indispensável um controle interno adequado, pois partindo dele é que se pode gerar relatórios contábeis e gerenciais confiáveis para a tomada de decisões, adequações dos processos administrativos, falhas detectadas e melhorias quando necessárias.
O presente trabalho busca retratar a importância da aplicação correta do controle interno, proporcionando à empresa a sua manutenção no mercado, lucratividade e maior vantagem competitiva.
1.2 Definição do problema
De que forma o controle interno pode vir a auxiliar as Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte a se tornarem mais competitivas?
1.3 Objetivos do trabalho
1.3.1 Objetivo geral
Como auxiliar as ME e EPPs através do controle interno.
1.3.2 Objetivos específicos
Definir contabilidade
Auditoria e a relação entre Auditoria e Controle Interno
Conceituar Controle Interno
Conceituar Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte
1.4 Tipo de Pesquisa
O tipo de pesquisa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho será bibliográfica.
1.5 Delimitação do Estudo
O estudo do trabalho apresenta o enfoque na necessidade dos controles internos como fonte auxiliadora nas tomadas de decisões em micro e pequenas empresas no segmento