Projeto de Extensão à Comunidade
I) Estudando as vivências de desenraizamentos dos espaços do viver coletivo, as vivências de resistências aos desenraizamentos e de lutas por espaços coletivos dignos de viver.
II) Compreendendo o padrão de apropriação-expropriação da terra, do espaço nos campos e nas cidades como determinante nas relações sociais e políticas de dominação-subordinação em nossa história.
III) Relacionando as lutas dos coletivos pelas políticas afirmativas e seus significados com as experiências de desterritorialização ao longo de nossa história.
IV) Trabalhando com os educandos os esforços da família e das comunidades por melhoria do lugar de moradia e trazer lideranças comunitárias para narrar essas lutas.
V) Identificando como crianças e adolescentes têm participado desse conjunto de ações. Valorizando essas histórias, explicitando seus significados formadores, os saberes aprendidos, as identidades coletivas afirmadas.
A partir da leitura das proposições acima, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. Apenas III, IV e V estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas IV e V estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Todas as proposições estão corretas.
Resposta correta: Todas as proposições estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, porque é possível entender a produção do espaço expropriado questionando adolescentes, jovens ou adultos nas salas de aula sobre suas experiências e a de seus coletivos com as lutas pelo espaço.
Question2
A maioria dos educandos das periferias urbanas e dos campos leva para a sala de aula experiências de expulsões-migrações-remoções e também de participação em lutas por espaço. Como tratar essa realidade nos currículos?
I) Compartilhar essas vivências ajudará a compreender a história da produção do espaço em nossa formação social.
II) Conectando essas histórias a todas as