Auditoria em rh
O presente trabalho pretende apresentar uma incursão no campo da auditoria interna de Recursos Humanos destacando a sua importância para as organizações. A Auditoria de Recursos Humanos tem como finalidade constatar irregularidades, orientar e prevenir, para que as empresas não tenham surpresas desagradáveis quando da presença dos agentes fiscais do trabalho, além de evitar pagamentos incorretos ou indevidos. Nessa discussão apresenta-se uma pesquisa bibliográfica, demonstrando sua importância para as empresas. Na discussão sobre as diversas modalidades e estruturação da auditoria interna, a preocupação maior foi de despertar os leitores para a necessidade de olhar a auditoria interna de recursos humanos com uma ótica mais crítica face à sua importância no contexto de geração de informações, com qualidade. Em suma, sem pretender compilar um manual acerca de Auditoria Interna, este trabalho visa demonstrar que o auditor interno não é um fiscal, mas um profissional que pretende responder às expectativas da Administração sobre os maiores riscos da empresa: observando, aconselhando e esclarecendo os responsáveis envolvidos, persuadindo-os a implantar as ações corretivas necessárias. Além disso, que a Auditoria Interna é uma função de apoio à gestão, baseada num processo sistemático, utilizando as técnicas de Auditoria apropriadas.
A auditoria surgiu como parte da evolução do sistema capitalista, no qual, no início, as empresas eram fechadas e pertenciam a grupos familiares. Com a expansão do mercado e a grande concorrência, houve a necessidade das empresas ampliarem suas instalações fabris e administrativas, investindo no desenvolvimento tecnológico e aprimoramento dos controles com o principal objetivo de reduzir custos e tornar mais competitivos seus produtos no mercado.
Segundo Attie (2000), o surgimento da auditoria está atrelado à necessidade de confirmação dos investidores e proprietários da realidade financeira da empresa, espelhada por meio do