A importância da auditoria externa nas organizações
resumo
Este artigo busca mostrar a importância da auditoria externa e independente como alternativa para administradores no processo de tomada de decisões, tanto de empresas que visam lucro como de entidades sem fins lucrativos. Embora nos últimos anos tenha tido muitos casos de fraudes e escândalos envolvendo grandes empresas, a auditoria externa ainda tem grande credibilidade no mercado, pois é considerada uma atividade que agrega valor às empresas. Funciona como um centro de convergência de todos os fatos e informações das diversas áreas de atuação e departamentos das empresas, capaz de transmitir confiança e proteção aos acionistas, investidores e ao mercado. palavras-chave Controle; Responsabilidade; Ética; Sigilo; Independência. * Introdução
As empresas no início não visavam tanto o mercado externo, eram empresas fechadas e muitas vezes familiares. Com as mudanças na expansão do mercado e a acirrada concorrência, as empresas passaram a investir pesado para ampliar seus negócios e estar sempre à frente de seus concorrentes, o que obrigou as organizações recorrerem à recursos de terceiros. No entanto, os futuros investidores, como bancos e empresas estrangeiras, precisavam conhecer a posição patrimonial e financeira, a capacidade de gerar lucros e como estava sendo efetuada a administração financeira.
O resultado dessa mudança acentuou ainda mais a importância das demonstrações contábeis, e para tal demonstração ser confiável e segura, os investidores exigiram que ela fosse feita por um profissional competente e com total independência da empresa examinada, para que ele pudesse ser justo em seu julgamento e emitisse sua opinião no parecer de forma imparcial.
Um problema encontrado foi a divergência de idéias entre os auditores externos e os contadores e administradores das empresas que muitas vezes se recusam a mudar algo em seu balanço, pois pode comprometer os resultados finais (lucros).
Este