Educação infantil
Prof. Janaina da Costa Leal
RESUMO
Este paper foi realizado por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica, seguindo a orientação da linha de pesquisa “formação pedagógica” teve como objetivo abordar a importância da literatura como recurso pedagógico no cotidiano da Educação Infantil com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos. A literatura infantil, como recurso pedagógico possibilita além do divertimento e do encantamento, o desabrochar das infindas potencialidades humanas, entre elas, a inteligência, as emoções, as linguagens, a criatividade e a percepção como ser único e social.
Palavras-chave: Literatura; Educação Infantil; Recurso Pedagógico.
1 INTRODUÇÃO
A importância da literatura como recurso pedagógico no cotidiano da Educação Infantil é o tema deste trabalho de graduação. Com o objetivo principal de abordar a importância da literatura como recurso pedagógico no cotidiano da Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos. Então, mais especificamente nesta pesquisa procurou-se descrever brevemente o histórico da literatura, destacar a função da literatura infantil no desenvolvimento da criança e demonstrar as formas de utilização da literatura como prática pedagógica.
Assim, a realização desta pesquisa é relevante porque, as classes de educação infantil têm como finalidade auxiliar a criança no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento dos aspectos sociais, afetivos, motores, bem como certas especificidades referentes à linguagem, percepção, conhecimento do mundo que os cerca. Desse modo, justifica-se a opção pelo tema em estudo porque, a realização deste paper é uma oportunidade de pesquisar e ampliar os conhecimentos que facilitarão a prática pedagógica quanto a utilização da literatura (contação de histórias), na educação infantil.
Então, elaborou-se o paper seguindo a orientação da linha de pesquisa