Comunicação
Veja aqui um conjunto de boas práticas de mercado para desenvolver uma política e uma cultura de segurança, essencial para qualquer tipo de empresa.
Por Marcos Vinícius da Silva Junior • •
O ativo mais valioso para uma organização ou pessoa é a informação. Este grande diferencial competitivo então deve estar disponível apenas para as pessoas de direito. Elaborar e garantir critérios que protejam estas informações contra fraudes, roubos ou vazamentos nas empresas são responsabilidades e habilidades dos gestores e analistas de segurança da informação.
Nessa cartilha você vai encontrar alguns passos e ideias de como entregar e melhorar resultados.
O que um departamento de segurança da informação faz?
As atividades de segurança da informação englobam o desenho, implementação, controle e monitoração de métodos e processos que visam assegurar os ativos de informação de uma organização ou pessoa.
Sua atuação numa empresa está diretamente envolvida com as áreas de negócio, principalmente com a área de tecnologia, uma vez que esta sustenta a maioria dos processos de negócio da empresa.
A sinergia da área com os projetos e departamentos da organização é caráter fundamental para a boa prática da segurança da informação no ambiente corporativo.
Para desenvolver uma política e uma cultura de segurança da informação, a TI precisa antes garantir a entrega dos recursos e da informação para os usuários, além de mantê-los íntegros e confidenciais. As informações de negócio de uma organização estão dispostas em um complexo ecossistema formado por processos de negócio, pessoas e tecnologia.
Para garantir a continuidade do negócio de uma organização, é preciso assegurar que cada membro deste ecossistema esteja em conformidade com normas internas criadas pela própria organização e normatizações externas, nacionais e internacionais.
Vamos apresentar aqui um conjunto de boas práticas de mercado que ajuda a manter todos os