EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosiane Nascimento Fernandes
METODOLOGIA DO ENSINO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
SERRA
2013
METODOLOGIA DO ENSINO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Fichamento apresentado à disciplina Metodologia do curso de Pedagogia da Faculdade Fabra para obtenção de nota parcial.
SERRA
2013
GONTIJO, Claudia Maria Mendes. O processo de alfabetização: novas contribuições. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
“Os métodos de alfabetização amplamente divulgados no Brasil são os dos tipos analíticos (que iniciam o processo de alfabetização do todo para as partes) e sintéticos (das partes para o todo). Com relação ao método sintético, Ferreiro & Teberosky (1989) afirmam que inicialmente se pensou que os elementos mínimos da escrita fossem as letras, e, por isso, durante muito tempo, as crianças aprenderam a ler e escrever pronunciando letras e estabelecendo regras de sonorização da escrita ’’ ( p. 5).
“A escrita é considerada uma transição da fala, em que cada tem um correspondente gráfico e vice-versa” (p. 5).
“Com relação ao método analítico; pode-se dizer que pressupõe a leitura como um ato global e ideovisual, pois a visão de conjunto precede a análise no espírito infantil”. (p. 6).
“ No entanto, Braggio (1992) argumenta que esses dois métodos, aparentemente diferentes, têm pressupostos comuns, pois ambos reduzem a linguagem e a aquisição do conhecimento ao nível sensorial e fisicamente observável” (p.6).
“ Ainda segundo Braggio (1992), essa opção teórica acerca da natureza e aquisição da linguagem implica uma concepção de homem e sociedade idealística e abstratamente concebida, sendo que o homem é entendido como um ser isolado na sociedade, incapaz de mudar a si mesmo e a realidade que o circunda” (p.6).
“ Parece inaceitável, para as pesquisadoras, que a aprendizagem da leitura e da escrita se de por imitação e