A CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES DE MOVIMENTO: UM CASO PARA MODELOS MULTIDIMENSIONAIS David L. Gallahue*
JUIZ DE FORA
A CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES DE MOVIMENTO: UM CASO
PARA MODELOS MULTIDIMENSIONAIS
David L. Gallahue*
Aluna: Maria Regina Couto de Almeida
Trabalho apresentado para matéria Aprendizagem e Controle Motor
Juiz de Fora
Agosto - 2012
O artigo trata sobre diferentes esquemas de classificação do movimento. Ao longo dos anos esquemas unidimensionais e bidimensionais foram defendidos por diversos autores, agora sendo organizados e combinados de forma que permitam a analise e classificação multidimensional do movimento.
Esquemas unidimensionais são classificados em aspectos musculares, temporais, meio ambientes e funcionais. Quanto ao aspecto muscular, não há uma delimitação de coordenação motora grossa ou fina, mas sim de aspectos que recrutem grandes grupamentos musculares e pequenos grupamentos musculares. Assim, o enfoque maior dos profissionais da área de educação física e terapeutas físicos será o desenvolvimento das habilidades esportivas, que em sua maioria são de coordenação motora grossa, com exceção de algumas modalidades como tiro ao alvo e arco e flecha, que exigem mais habilidade e destreza além de maior concentração, requerendo um domínio de coordenação motora fina.
Quanto ao aspecto temporais eles são classificados como movimento discreto onde tem inicio e fim bem definidos, movimento em serie onde há a repetição diversas vezes de um movimento simples em sucessões rápidas e finalmente em movimento continuo onde se observa a repetição diversas vezes de um movimento comum por um período maior.
O aspecto ambiental a classificação é de tarefas motoras abertas e fechadas. As abertas ocorrem em ambientes que sofrem alterações, o que exige que o individuo se adapte a elas. Já a fechada ocorre em um ambiente previsível, o que irá exigir de seu praticante maior precisão no desemprenho.
Já quanto a sua funcionalidade são classificados em tarefas de estabilidade que envolve o