DOENÇAS CAUSADAS POR STREPTOCOCCUS spp
7ª FASE- FARMÁCIA
STREPTOCOCCUS spp E STAPHYLOCOCCUS sp
LAGES
2013
STREPTOCOCCUS spp E STAPHYLOCOCCUS sp
Trabalho de graduação apresentado na disciplina de Microbiologia I do Curso de Farmácia do Centro Universitário - FACVEST.
Prof.
LAGES
2013
INTRODUÇÃO
Strpetococcus é um gênero de bactérias Gram-Positivo, disposto aos pares ou em cadeia.
São bactérias que necessitam de meios enriquecidos com sangue ou soro para o isolamento, anaeróbios facultativos e, ao contrário dos Staphylococcus, são catalase-negativos.
As espécies desse gênero são diferenciadas por três diferentes esquemas: Propriedades sorológicas (de A a W); padrões hemolíticos (hemólise completa - β, hemólise incompleta – α, e sem hemólise - γ); e propriedades bioquímicas.
As bactérias do gênero Staphylococcus apresentam algumas semelhanças com as do Streptococcus, como a forma de cocos, porém no formato de cacho de uva (do grego, Staphylé = cacho de uvas) e por serem Gram-positivos.
São bactérias imóveis, anaeróbias facultativas e podem crescer em meios com alta concentração de sal e com temperaturas entre 18º e 40ºC.
O gênero tem 35 espécies e 17 subespécies, sendo que várias dessas são encontradas no homem, na pele e nas membranas mucosas.
Ambos os gêneros são de extrema importância no campo científico, por serem as responsáveis por inúmeras patologias em humanos, além de serem transmitidas sem muita dificuldade.
Suas patologias, bem como suas formas de transmissão, forma de agir no homem, tratamento e diagnósticos, serão abordados na sequência.
1 DOENÇAS CAUSADAS POR STREPTOCOCCUS spp.
1.1 Faringite
A faringite é uma das doenças mais frequentes na área pediátrica, porém, não se restringe apenas às crianças. Ela se desenvolve de 2 a 4 dias após a exposição ao patógeno e tem como principais