Educação infantil
Esse artigo engloba o significado e a importância da musicalização na educação infantil, discutindo como poderia ser trabalhada para facilitar a aprendizagem para as crianças pequenas.
Alessandra Figueiredo de Aguiar Barbosa i
Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Educação Infantil. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica; é a pré-escola da música. É a música agindo pela música. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional; é tornar um indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical.
O desenvolvimento da musicalização, por si só, já se inicia no lar, com a oferta de ferramentas à criança para que ela descubra os sons e seu universo (discos, canções, instrumentos, objetos sonoros variados, gravuras relacionadas, etc.). Além de transformar as crianças em indivíduos que usam os sons musicais, fazem e criam música, apreciam música, e finalmente se expandem por meio da música, ainda auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento da: Socialização; Alfabetização; Inteligência; Capacidade inventiva; Expressividade; Coordenação motora e tato fino; Percepção sonora; Percepção espacial; Raciocínio lógico e matemático; Estética.
A