EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIREITO DE TODA CRIANÇA
De acordo com Vygotsky a criança aprende com a experiência vivida no meio em que ela está inserida, neste caso a criança começa sua aprendizagem com a família, em seguida passa pela creche e depois chega à escola. Porém Ao chegar na escola, ela já traz consigo vários conhecimentos, que deverão ser observados pelos educadores antes de acrescentar novas informações que deverão obedecer o nível de maturação da turma.
Caber ressaltar que o professor como mediador este processo precisa ser antes de tudo um pesquisador, pois aprendendo mais sobre o que diz respeito a turma que ela está trabalhando poderá melhorar o seu trabalhar em sala de aula. Deste modo a aprendizagem ocorrerá. como afirma Freire:
No trabalho com eixo de linguagem, oral e escrita, o aluno deverá relatar suas experiências vividas com os adultos ou com outras crianças no seu dia a dia. Relatando vivências e expressando seus desejos, necessidades e sentimentos sempre que se fizer necessário. É importante inserir os alunos em situações em que ele possa discutir, opinar, argumentar, relatar fatos, refletir e tomar decisões.
DESENVOLVIMENTO
Começando a coleta de dados sobre a educação infantil em Vitória da Conquista e entrevistando três professoras que atuam nesta área iniciaremos com os dados relatados da primeira professora:
Mária Sandra Lima professora de Educação infantil da escola municipal Zica Pedral
A professora coloca que a criança aprende o tempo todo, mas se deve ressaltar que cada uma tem o seu tempo, seu jeito e que é diferente do tempo dos adultos. Ela diz também que o objetivo e proporcionar condições adequadas para o bem estar de cada aluno, para assim ela ampliar e estimular o interesse pelo processo do conhecimento. Ela relata também que o papel do professor de educação infantil é propiciar a valorização de como sujeito e intermediar a aprendizagem das crianças através de brincadeiras, músicas, diálogos, onde possam assim