Educação infantil na Europa
Antigamente as crianças eram vistas como pequeno adulto e não tinha direitos. Ao longo de séculos o cuidado e educação era restrito à mãe. Após o desmame, era visto como pequeno adulto e aprender atividades cotidianas onde aprendia o necessário para o convívio social. A igreja dominava a educação.
A educação infantil surge a partir da iniciativa de médicos sanitaristas que se preocupavam com a higiene e cuidados pessoal e com a criança.
Nos séculos XV e XVI, surgem modelos educacionais, o desenvolvimento científico, a expansão comercial e as atividades artísticas do Renascimento estimularam novas visões para a criança.
Surge nesta época vários teóricos sobre a educação como:
JÉ
Neste espaço vc põe o conteúdo do seu trabalho pq só falava dos teóricos e nada sobre educação
A Europa vive um momento onde a sociedade agrário-mercantil torna-se em urbano-manufatureira.
Havia guerras onde muitas crianças eram abandonadas ou crianças onde os pais trabalhavam na Revolução Industrial que precisavam de um local para ficar, originou entidades organizadas por mulheres da comunidade formando outras entidades com o mesmo fim.
Havia instituições para filhos de operárias onde o ensino religioso, regras e obediência eram ensinados.
Na idade Moderna com a urbanização, a Revolução Industrial iniciando um processo de expropriação do saber dos trabalhadores modificando as condições educacionais. Surge um novo pensamento em relação às crianças tornando-as centro das atenções, mas as crianças pobres não tinham esse benefício.
Rosseau (1712-1778) criou uma proposta onde combatia preconceitos, autoritarismo e liberdade. Dizia que a infância tinha seu valor. Pestalozzi (1746 - 1827) dizia que educar deveria ocorrer num ambiente o mais natural, num clima de disciplina estrita.
O pragmatismo tecnicista e o desenvolvimento das ciências geram pensamentos pedagógicos demonstrando a importância da educação infantil. Nos