COMO PLANEJAR UMA NEGOCIAÇÃO
Cap 6.4
Observando as propostas citadas por diversos autores, fica claro muitos ponto comuns para planejar uma negociação, e a partir deles podemos verificar os pontos mais importantes . Podemos resumir o processo de negociação em quatro etapas básicas sendo elas as seguintes:
1. Mapeamento da situação, levantar informações sobre a negociação o assunto a se tratar em si mais também informações sobre os negociadores. Identificar e priorizar as questões e estabelecer uma ordem entre elas a partir da relevância ou seja da importância, e assim evitando a perda de tempo e desgaste em questões que não importantes nas negociações entre os negociadores.
2. Estabelecimento de parâmetros para a negociação, essa etapa da negociação define claramente quais os objetivos e metas a conquistar com a negociação, Definir objetivos que sejam realistas, e também listando leque de acordos alternativos para negociação. Em seguida Fixar limites para a negociação Martinelli e Almeida ressalvam que “ quando se estabelece limites , fecham-se os ouvidos para informações novas que possam mudar posições”.
3. Montagem do Cenário para negociação, está etapa trata dos aspectos e processos formais da negociação, Definindo a agenda estabelecendo de uma pauta negociada entre as duas partes ou mais, e formalizada por escrito, definição de local horário e participantes e deve conter os assuntos a serem discutidos e suas prioridades assim evitando o surgimento de questões desnecessárias. Definir e preparar o local de negociação o importante nesse aspecto é que o ambiente escolhido seja silencia e confortável para todos os participantes e adequado a uma reunião de negócios e se apresentações e necessários que o local contenha todos equipamentos necessários. E final desta etapa é Identificar os participantes um passo fundamental na negociação para um bom debate é necessário somente a presença e interversão de pessoas que tenha conhecimento