educação inclusiva
“O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que podem ter. As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às diversas necessidades de seus alunos, acomodando tanto estilos como ritmos diferentes de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade à todos por meio de currículo apropriado, modificações, organizações, estratégias de ensino, uso de recursos e parcerias com a comunidade. Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que se lhes assegura uma educação efetiva(...). UNESCO, 1998. A proposta da escola inclusiva é dar condições as crianças com necessidades educativas especiais (devido a deficiência mental, auditiva, visual, física ou múltipla), para que possam se desenvolver socialmente e intelectualmente junto com as outras crianças na classe comum. Seria uma escola, portanto, que aceitaria todas as diferenças e se adaptaria à variedade humana, criando ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades individuais”.
O que a educação inclusiva visa assegurar:
1 Benefícios para todos os alunos: Oportunidade de aprender uns com os ouros, com relação às atitudes, habilidades e os valores necessários para a construção de uma comunidade inclusiva.
2 Benefícios para os professores: Oportunidade de planejar e conduzir a educação como parte de uma equipe. Oportunidade de melhorar suas habilidades profissionais. Oportunidade de participar da vida escolar diária.
3 Benefícios para a sociedade: O valor social da igualdade; A superação das experiências do passado; A sociedade informacional e a igualdade.
Os