código de barras
O código de barras é de grande importância para a agilidade e bom andamento de um processo informatizado para gerenciamento da cadeia de abastecimento. Você os encontrará em supermercados, hospitais, lojas de departamentos, indústrias, fazendas, e até mesmo em sua própria casa.
Tornaram-se parte integrante de nossas vidas. O código de barras tem a finalidade de identificar um produto. Ele contém algumas informações como; código do produto, descrição, país de origem e empresa.
Você já deve ter se deparado com esta situação em um supermercado quando o caixa tenta fazer a leitura do código de barras de um produto e não consegue. O que ele faz? Isto mesmo, ele digita os números contidos na parte inferior do código de barras que nada mais é que a descrição número de identificação representada no código de barras. Imagine se o caixa tivesse que digitar código a código quando realizamos uma compra com vários itens?
O código de barras é lido pela varredura de um pequeno ponto de luz através do símbolo do impresso. Seus olhos veem apenas uma fina linha vermelha emitida pelo leitor laser (scanner). Todavia, o que está acontecendo é que a fonte de luz do leitor está sendo absorvida pelas barras escuras e refletida pelos espaços claros. Um dispositivo no leitor pega a luz refletida e a converte em um sinal elétrico. A necessidade das empresas de um melhor gerenciamento das informações buscou no código de barras uma melhoraria na produtividade para agilizar os processos, aperfeiçoar mão-de-obra para assim aumentar sua margem de lucro.
Na armazenagem, a gestão de informação envolve o monitoramento das movimentações realizadas nos recebimentos e mercadoria, estocagem, transferência, separação, embalagem, expedição, dentre outras ocorrências.
Todos estes dados precisam ser registrados e, para tanto, uma tecnologia amplamente utilizada é código de barras.
Ele pode conter inúmeras informações, desde a descrição do produto, lote, datas de fabricação e