Educação inclusiva
Eufrosina Pereira de Oliveira
Resumo
A inclusão é a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, garantindo acesso igualitário às oportunidades e representa atualmente um dos principais desafios da área da Educação. A inclusão é ainda um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. O trabalho com a educação inclusiva deverá levar em conta as diferenças de uma maneira globalizada e ampla. A escola deverá se adaptar como um todo, para que a inclusão se torne real. Agir urgentemente: colocando a aprendizagem, garantindo tempo e condições para que todos possam aprender, oferecendo um atendimento educacional especializado, preferencialmente, na própria escola comum da rede regular de ensino.
Palavras chave: educação – inclusão- escola
1. INTRODUÇÃO
Muitas são as discussões neste início de milênio acerca das transformações sociais e culturais e de uma mudança de pensamento e percepção de valores que provocam diferenças significativas nas relações profissionais, de lazer, afetivas, religiosas e educacionais.
Com a LBD, (lei e diretrizes de base da educação), as políticas educacionais atuais têm como principio a inclusão de crianças no ensino regular. O processo de inclusão gera uma exigência da transformação da escola, pois acarreta na inserção no ensino regular de alunos com quaisquer déficits e necessidades, cabendo às escolas se adaptarem às necessidades deles, a inclusão acaba por exigir uma ruptura com o modelo tradicional de ensino.
A idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo. Muitos