gfcguytcdtrxterzrxtthyu

321 palavras 2 páginas
ANHANGUERA
MAITHÊ CRISTINA TRIVELLATO KINA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
SÃO CAETANO DO SUL/SP
2014
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação:
Sociologia de Max Weber
Passo 1:
Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
R: A Educação, constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, impede que os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento, presos como estão a uma espécie de treinamento. Desse modo, o professor parece desempenhar um papel de “treinador” e não de “vendedor de verduras”, como Weber mesmo denomina. Um espirito carismático não se sobressai nessa relação, apenas o burocrático-disciplinador. Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da Educação? E qual ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
R: A defesa do fornecimento de liberdade e autonomia aos alunos, onde o professor tem uma postura neutra que favorece a reflexão dos alunos, que dão liberdade de escolha e construção de pensamento. O docente deve sempre buscar o equilibro entre a ação do seu ponto de vista e a neutralidade.
Passo 2 :
Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocrático-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.
R: Na minha formação escolar esses professores me ajudaram a ter mais comprometimentos com os meus afazeres tanto escolar como em minha vida particular; havia um professor onde ele agia com muito rigor e responsabilidade com os seus alunos.
Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.
R: No meu caso eu não mudaria esses meus professores pois eles só me ajudaram a crescer em minha vida
Bibliografia:
Sociologia e Educação –

Relacionados