Educação Inclusiva
1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAs 6
1 INTRODUÇÃO
É um desafio ensinar crianças e jovens com algum tipo de deficiência, professores na maioria das vezes, não estão preparados para tal, encontrando muitas dificuldades, não só para o professor, mas para a escola que não tem condições de receber os alunos.
Ainda bem que a Educação vem tendo grandes avanços ainda que lentos e desiguais professores que se viam perdidos encontraram a luz no fim do túnel, estão trabalhando em equipe, e isto faz toda a diferença.
Para a professora Ozzana Vieira Giorgini de Carvalho, o caminho percorrido foi árduo, mas esta sendo gratificante, se lembrando das dificuldades a anos atrás, quando começou a inclusão, na época a escola recebeu alunos surdos, e não haviam profissionais qualificados para que os trabalhos ocorressem de forma adequada e anos depois 97% da comunidade escolar tinha conhecimentos básicos para se comunicarem com os alunos surdos, o trabalho realizado em equipe só motivou a equipe escolar e com isso foram muitos benefícios para a escola e os alunos.
Professores que convivem com alunos especiais no ambiente escolar ficam satisfeitos de verem a evolução dos alunos, explicando que os conteúdos em sala, são os mesmos, não tendo diferença no conteúdo, só mudando as estratégias e os recursos. Muitos pais diante das dificuldades preferem que seus filhos fiquem sem estudar, não sabendo o prejuízo que estão causando nos filhos.
A inclusão é a escola para todos, tem que estar preparada para receber os alunos tanto ditos normais como os que possuem algum tipo de deficiência, a escola deve ter um comportamento físico, cognitivo e compormental e uma equipe multidisciplinar. E o simples fato da escola estar aceitando o aluno, não quer dizer que o aluno está integrado, a integração acontece no decorrer do