Educação inclusiva
BEATRIZ DO ROCIO SCHUCHARDT
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Curitiba
2013
BEATRIZ DO ROCIO SCHUCHARDT
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociedade, Educação e Cultura; Educação e Inclusão; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Língua Portuguesa: História; Psicologia da Educação.
Prof. (s): Okçana Battini; Giane Albiazzetti; Juliana Fogaça; Sandra Vedoatto; Edilane Vagula; Carlos Eduardo; Ana Paula Pinheiro.
Curitiba
2013
Introdução
A educação inclusiva é simplesmente uma declaração de um direito fundamental para todos, de acesso à educação e de não ser excluído.
Ao abordar o tema, direciona-se inevitavelmente aos reveses da história, pois quando o assunto é tratado, é tratado também o contexto socioeconômico, social, étnico, cultural, de um país.
A educação inclusiva não pode ser organizada isoladamente, a visão sistêmica do assunto leva à reflexão de que há inúmeras estratégias, atividades e processos que visam tornar realidade os direitos universais, através de uma educação adequada e relevante. Reconhecendo que o ato de educar começa até mesmo antes do próprio nascimento do indivíduo: proporcionando à mãe condições básicas de saúde, alimentação, condições psicológicas, de moradia, saneamento básico, informações, entre outros. Assim seu bebê virá ao mundo cercado dos cuidados básicos para iniciar sua educação inclusiva.
O desenvolvimento da educação inclusiva caminha, sem dúvida nenhuma, com a promoção da paz, da tolerância, uso sustentável de recursos, justiça social. E este caminho deve encontrar a supressão das necessidades básicas do indivíduo e a garantia integral de seus direitos.
De acordo com Paulo Freire (1996), "Se