educação inclusiva
Este trabalho trata de um estudo de caso sobre o contexto da educação inclusiva no ensino superior. Relataremos como esta sendo abordada a inclusão educacional em duas instituições pesquisadas, de acordo com questionários aplicados junto aos discentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e docentes responsáveis por alguns Departamentos. Fizeram parte desse estudo duas Instituições de Ensino Superior, sendo uma Instituição publica e uma privada. Participaram dessa pesquisa dez docentes, três docentes com Necessidades Educacionais Especiais e sete sem essas necessidades. Fizeram parte também, dez professores responsáveis por Departamentos da Instituição de Ensino Público. Com essa pesquisa percebemos o quanto ainda é distante o processo da Educação Inclusiva no contexto do Ensino Superior. Desde a recusa dos docentes e discentes em responder os questionários até o desconhecimento sobre o assunto conforme ficou evidenciado nos questionários. Assim entendemos a importância desse trabalho em prol de uma ampliação nas discussões tão necessária sobre a Educação Inclusiva no contexto do Ensino Superior.
Palavras-Chaves: Ensino Superior. Inclusão. Necessidades Educacionais Especiais.
INTRODUÇÃO
A inclusão no ensino superior não é uma inovação, ao contrário, existe no Brasil desde a década 90, quando ratificou a Declaração Mundial de Educação para Todos, na Conferência Mundial da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, assumindo um compromisso com a inclusão. Porém, apesar dessa atitude, a inclusão tem sido desviada, passou a ser um movimento polemizador pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais.
De certo, inserir alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) de toda ordem nos mais diversos níveis de ensino, como não poderia ser diferente, também no ensino superior, sejam sujeitos com deficiências permanentes ou temporárias, das mais graves ou menos severos é mais do que garantir o direito