RESISTÊNCIA ELÉTRICA
ALUNOS: Fernanda E. A. Lourido Mat.: 02410015331
Jaqueline B. Gonçalves Mat.: 02410015658
Leonardo L. Costa Mat.: 02410013359
Marcelo R. de Sousa Mat.: 02410015366
Sergio A. S. Pereira Mat.: 02410014072
19 de março de 2014
Brasília – DF
Introdução
Corrente elétrica
Alguns equipamentos elétricos, apresentam duas regiões que chamamos de polos. Um polo de maior potencial (+) e um polo de menor potencial (-). Nos equipamentos elétricos, os elétrons da última camada, elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo. Desta forma, quando conectamos um fio condutor a uma bateria (gerador), os elétrons livres iniciam um movimento através do condutor - indo do polo de menor potencial (-) para o de maior potencial (+). Portanto, denominamos corrente elétrica esse movimento ordenado de cargas elétricas pelo condutor.
Resistência, resistividade e condutividade
Resistênciaé a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe umadiferença de potencial aplicada. Resistividade eléctrica é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente eléctrica. Quanto mais baixa for a resistividade mais facilmente o material permite a passagem de uma carga eléctrica.Condutividade é simplesmente o recíproco da resistividade, ou seja, inversamente proporcionais e é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
Lei de Ohm
A Lei de Ohm, afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.
Força Eletromotriz
Geralmente denotada como , é a propriedade de que dispõe um dispositivo qualquer à qual tende a ocasionar produção de corrente elétrica num circuito.
Associação de resistores–em serie e paralelo
É muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível