Educação inclusiva
RA: 61391505
Valdirene Fernandes Bombarda
RA:61387412
ATIVIDADE AVALIATIVA 2
EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
PRINCÍPIOS E PRÁTICAS
MOGI MIRIM/2012
ATIVIDADE AVALIATIVA 2
QUAIS PROPOSTAS O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROPÕE PARA A EFETIVAÇÃO DE INCLUSÃO?
Trabalho de “Educação Inclusiva: Princípios e Práticas” do módulo 5.1 do curso de Pedagogia sob a supervisão das docentes Profª. MS. Gabriela Maffei
MOGI MIRIM/2012
As propostas em si não tratam somente das pessoas (com) portadora de deficiência, mas sim a efetivação do “direito social à educação com qualidade para todos” (CONAE, 2010a, p. 13, Item 8; CONAE, 2010b, p. 12). Destacam, também, a necessidade de que sejam garantidas as relações entre as políticas educacionais e outras políticas sociais. Alguns dos temas abordados são “Relações étnico-raciais”; “Educação especial”; “Educação do campo”; “Educação indígena”; “Educação ambiental”, “Gênero e diversidade sexual”, “Crianças, adolescentes e jovens em situação de risco”, “Formação cidadã e profissional” e “Educação de jovens e adultos”. Mostrando assim que inclusão não diz somente respeito a pessoas (com) portadoras de deficiência.
1- “i. direito à formação integral, por meio da garantia da universalização, da expansão e da democratização com qualidade, da educação básica e superi- or”; “iii. estabelecimento de políticas de educação inclusiva, visando à superação das desigualdades educacionais vigentes entre as diferentes regiões, contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e cultural do País”; “iv. reconhecimento e valorização da diversidade, com vistas à superação das desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual, bem como atendimento aos deficientes”; “v. valorização da educação do campo, quilombola e escolar indígena a partir de uma visão que as articule ao desenvolvimento sustentável” (p. 37).
2- Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, destacam a