Lavagem das maos
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS: um constante aliado na prevenção da infecção hospitalar
Celina Maria Guedes Ceni1 | Luciana Puchalski Kalinke2 | Maria Cristina Paganini3
RESUMO
Objetivo: Avaliar o processo higienização das mãos realizado por técnicos e auxiliares de enfermagem, em comparação com as normas preconizadas pela ANVISA. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva e observacional, com dados analisados mediante procedimento estatístico. Participaram da pesquisa um técnico e três auxiliares de enfermagem, que foram observados na higienização das mãos, em três horários diferentes em um Hospital Universitário, no município de Curitiba, no período de setembro a novembro de
2009. Resultados: Constatou-se que não houve uso da técnica correta na observação dos participantes nas seguintes situações: 61,6%, para molhar as mãos e colocar o sabão; 65%, em relação aos movimentos de fricção com as mãos, interdigitais e unhas; 80%, na higienização dos antebraços; 75%, na retirada da espuma dos antebraços e mãos; 68,3%, na fricção das mãos com os antebraços retirando o excesso de espuma; 55%, na secagem das mãos com papel toalha; 75%, na troca do papel toalha para a secagem dos antebraços e, por ultimo, 66,6%, dos observados não usaram a técnica correta na aplicação da solução alcoólica.
Considerações Finais: Os baixos índices apresentados na higienização adequadas da lavagem das mãos, apurados pela pesquisa, conclui-se que há necessidade de renovar a educação em serviços de saúde, manter observação e conscientização constante dos colaboradores quanto à importância deste cuidado para preservação da vida e saúde dos pacientes internados.
Palavras-chave: controle de infecção hospitalar; higienização das mãos; lavagem das mãos e infecção hospitalar. ABSTRACT
Objective: Evaluating the process of hand hygiene performed by technicians and nursing assistants, compared to the standards recommended by ANVISA.
Methods: This is a