Educação Inclusiva
O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES
SELMIRA FERNANDES PEREIRA
NIQUELÂNDIA - 2013
SELMIRA FERNANDES PEREIRA
O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE EDUCADORES
Relatório Acadêmico (TCC) apresentado à Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, como requisito parcial para obtenção do título de Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em AEE.
NIQUELÂNDIA - 2013
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
Professor: Leandro Vianna
Pontos principais da disciplina
Processos de humanização e educação: cultura, trabalho e linguagem.
Perspectivas da relação educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação.
Trajetória histórica da educação brasileira do século XX.
Qual a relação do conteúdo com o dia-a-dia da sala de aula e qual a aplicabilidade desse aprendizado no ambiente escolar?
Relacionar o conteúdo desta unidade com a rotina de sala de aula é se tornar consciente da influência de todas as conquistas educacionais que moldaram nosso modelo de educação atual.
Conhecer a História da Educação permite, em primeiro lugar, tornar mais inteligível a pedagogia atual pelo conhecimento do passado. Descobrimos, graças a ela, as origens das nossas tradições educativas.
A História da Educação apresenta-se, assim, como possuindo uma qualidade formativa ao exercício da função docente, sendo um dos elementos indispensáveis da propedêutica pedagógica.
Ao estudar a História da Educação pode-se compreender a evolução, os processos de mudança, as etapas da evolução do processo educativo e proporciona elementos de reflexão e compreensão indispensáveis à cultura geral do educador.
Compreender esse histórico educacional nos remete a um poder de procurar reconstruir o passado em si mesmo e nas suas diferenças com o presente. Só, assim, os problemas educativos poderão ser compreendidos em toda a sua