zinco
Introdução
O Hidrogênio é o elemento químico mais abundante do Universo, existindo nas estrelas em grande quantidade no estado de plasma.
Na temperatura ambiente é um gás diatômico (H2) inflamável, incolor, inodoro, insípido e insolúvel em água.
Aparece também em milhões de substâncias, como por exemplo, na água e nos compostos denominados orgânicos, e é capaz de reagir com a maioria dos elementos.
O núcleo do isótopo mais abundante é formado por um único próton e nenhum nêutron. Entretanto, existem outros dois isótopos: o deutério, que tem um nêutron e o trítio que tem dois. Em 2001 foi criado em laboratório o isótopo 4H e, a partir de 2003, foram sintetizados os isótopos 5H até 7H.
Obtenção
Em laboratório é obtido mediante a reação de ácidos com metais como o zinco e industrialmente pelo processo da eletrólise da água, entretanto, os pesquisadores estão investigando outros métodos como a intervenção de algas verdes para a obtenção do hidrogênio. O hidrogênio é empregado na produção de amoníaco, como combustível alternativo, e recentemente, para o fornecimento de energia às células de combustíveis.
.
Objetivo
Obter o gás hidrogênio (H2) e testar suas propriedades químicas.
Procedimento
- Pesou-se aproximadamente 5,0g de zinco metálico e embrulhou-se em papel manteiga;
- montou-se a aparelhagem de acordo com o esquema abaixo:
- preencheram-se dois tubos de ensaio com água e os colocou-se de boca para baixo, dentro da cuba com água;
- colocou-se o zinco ( embrulhado em papel manteiga) no Kitassato e adicionou-se a este 40 mL de solução de HCl 1:1;
- tampou - se rapidamente o Kitassato e aguardou - se o início da reação
- assim que se iniciou o desprendimento de gás, desprezou-se as primeiras bolhas, deixando-se sempre a mangueira dentro da cuba