Educação Inclusiva
Educação Inclusiva.
Nas últimas décadas as pessoas com deficiência vêm tomando um espaço muito grande nos assuntos mais importantes e tem por sua vez um grande respeito e preocupação quanto à pessoa com deficiência. A mídia acaba abordando o tema em vários meio de comunicações, conscientizando a população de que é necessário e importante a inclusão de pessoas com deficiência tanto nas escolas quanto em empresas, isso acaba tornando-se um assunto muito polêmico de extrema importância.
Algumas leis foram criadas para favorecer e também ajudar e muito a vida da pessoa com deficiência, uma dessas leis foi a inclusão da criança com deficiência na escola. As escolas passaram a tratar essa “diferença” com igualdade, podendo então ser matriculadas crianças com deficiências no ensino regular. A atitude de tornar essa “diferença” como uma normalidade, como igualdade é de extrema importância na vida de uma pessoa com deficiência, quanto aos alunos “normais” isso faz que a pessoa com deficiência sinta-se igual aos outros. A inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular, além de muitas vezes aumentar a auto - estima e confiança dos deficientes, também faz com que os demais alunos acostumem-se com as diferenças e passem a entender que a criança deficiente por mais problemas que ela tenha é uma criança normal e essa “diferença” acaba se tornando normal na vida das crianças. Foram também implantadas algumas tecnologias em algumas escolas, comprados equipamentos modernos, para que assim houvesse uma melhora, porém, não existe investimento na qualificação de profissionais, tais como cursos obrigatórios, e também não existe contratação de pessoas especificadas e qualificadas para ajudarem a professora.
Já as crianças com deficiência frequentando a escola de ensino regular acabam sim tendo uma certa dificuldade no aprendizado, na desenvoltura das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, na maioria das situações elas não