Educação física e saúde
Cassius Kuhn Vinicyus Seferim
A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada como uma agência específica das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1948. Sua existência oficial foi declarada em 7 de abril daquele ano, depois de mais da metade dos membros da ONU ter assinado sua constituição. Hoje, essa data é comemorada como o Dia Mundial da Saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bemestar físico, mental e social.
A primeira pesquisa relacionando atividade física e saúde foi feita por Jeremy Morris, na década de 40 em Londres, na Inglaterra. O pesquisador comparava o risco cardíaco de motoristas e cobradores de ônibus de dois andares. Notou que o risco de ataque cardíaco entre os cobradores que caminhavam durante o trabalho era menor em relação aos motoristas que passavam o dia sentados.
Um estilo de vida ativo, incluindo uma prática regular de exercício físico, e permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas, sendo benefícios físicos e psicológicos associados à prática de exercício físico.
Os praticantes que têm um melhor poder aquisitivo, dispõem de melhores condições de lazer, de habitação e espaços domésticos, de materiais desportivos, de privilégios na organização do cotidiano e da participação sociocultural, o que se reflete na maior possibilidade de praticar atividades físicas. Enquanto a população menos favorecida fica em desvantagem nesses aspectos.
Osteoporose Diabetes Hipertensão Enfarte
Capacidade de se cuidar Autoestima Capacidade funcional Postura Imunidade ás infecções Padrões do sono Recuperação de doença e cirurgias Desempenho fisiológico
Dor Obesidade Fadiga Necessidade de alguns medicamentos solidão
Evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão