Fundadores da sociologia
A sociologia é o estudo cientifico da vida humana, de grupos sociais e sociedades inteiras e do mundo humano. O âmbito da sociologia é extremamente amplo, variando da análise de encontros passageiros entre indivíduos nas ruas à investigação de relações internacionais e formas globais de terrorismo.
O desenvolvimento do pensamento sociológico A sociologia não consiste apenas em coletar fatos, por mais importantes e interessantes que possam ser. Em sociologia queremos saber por que as coisas acontecem e, para fazê-lo, temos de aprender a construir teorias explicativas. Por exemplo, sabemos que a industrialização teve uma grande influência na emergência das sociedades modernas, mas quais são as origens e precondições para a industrialização? Por que a industrialização está associada em formas de punição criminal ou em estruturas familiares e sistemas matrimoniais? Para responder essas questões, temos que desenvolver um pensamento teórico.
Os fundadores da Sociologia
O estudo sistemático da sociedade é um avanço relativamente recente, com data do final do século XVIII e começo do XIX. A base das origens da sociologia está na série de mudanças avassaladoras trazidas pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial em meados do século XVIII na Europa. A desestruturação nos modos de vida tradicionais causados por essas mudanças resultou nas tentativas de pensadores de entender e explicar como elas ocorreram e quais seriam suas consequências prováveis. Um desenvolvimento-chave foi a utilização da ciência em vez da religião para entender o mundo.
Auguste Comte
Atribui-se ao autor francês Auguste Comte (1798-1857) ter inventado a palavra Sociologia substituindo o termo "física social". O pensamento de Comte refletia os acontecimentos turbulentos de sua era. A Revolução Francesa de 1789 mudou a sociedade francesa significativamente, enquanto a disseminação da industrialização estava alterando a vida tradicional da população.
A