Fundadores da sociologia moderna
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Sociologia.
Orientador: Profª. Giane Albiazzetti
Teixeira de Freitas
2009
SUMÁRIO
1 ÉMILE DURKHEIM 3
2 MARX E ENGELS 4
3 MARX WEBERS 5
1 ÉMILE DURKHEIM
Achei muito interessante a forma como Durkheim descreve os fatos sociais, acredito que é a forma mais correta, ou, pelo menos, a mais fácil.
Considero que até hoje utilizamos os métodos de Durkheim, cada vez mais precisamos de regras, precisamos que essas regras sejam cobradas.
Infelizmente, apesar de defender o Direito Restitutivo, hoje é necessário se aplicar mais o Direito Repressivo.
Lendo sobre as teorias de Durkheim, vejo exatamente como as coisas funcionam até hoje, realmente temos essa capacidade de nos agrupar dependendo de que religião frequentamos, a lingua que falamos, a politica que defedemos, o ser humano tende a se afastar daqueles que tem idéias e pensamentos diferentes.
Os fatos sociais como base de seus estudos também refletem até hoje na sociedade, temos que concordar que realmente todo ato normal está dentro das regras e normas impostos pela sociedade, tudo aquilo feito fora dos padrões é anorma, considerado imoral, apesar, de hoje estarmos de uma forma hipocrita mais liberais, ainda não conseguimos aceitar coisas fora dos padrões, como o homossexualismo por exemplo, todos abrem a boca pra dizer que hoje isso é natural, mas com certeza, os mesmo não desjam isso para seus filhos ou familiares.
Gostei muito da explicação e comparação da sociedade com o corpo humano, concordo que a sociedade funciona de forma coletiva, apenas de forma coletiva, cada um fazendo a sua parte, porém, se preocupando se a sua a parte não está afetando a sociedade de forma prejudicial, porque uma pequena parte da sociedade prejudicada afeta o restante da sociedade.
Um expemplo que considero claro e real dessa definição é a crise mundial que estamos