Educação Física e Promoção a Saúde
Ter uma vida saudavel influencia bastante na prevenção de várias doenças, além de aumentar o bem-estar físico e mental do indivíduo.
O exercício físico é o principal mecanismo para melhorar a nossa saúde e qualidade de vida. Realizado de forma moderada e regular é primordial para melhora a função do sistema cardiocirculatório e dos pulmões, diminui concentrações de colesterol e lipoproteína de baixa densidade, reduz peso corpóreo, retarda alterações degenerativas e melhora a flexibilidade, força e resistência muscular .
Depende unicamente de cada individio ter força de vontade e disciplina para que possa restaurar este hábito em suas vidas . O hábito se forma com a prática de exercícios até que o corpo passe a solicitar a mente, incorporando o movimento e substituindo o sedentarismo.
Atividade Física
Na sociedade atual, graças às descobertas científicas que tiveram lugar nos
últimos 100 anos, as atividades rotineiras tornaram-se cada vez mais fáceis. Como
exemplo, pode-se citar a deslocação até ao llocal de trabalho ou a subida até ao 4º andar de um prédio, que passaram a ser feitas através de recursos mecânicos (automóvel e elevador, respectivamente). Aparentemente, a vida moderna parece muito melhor que a dos avós dos nossos avós. Tudo é mais fácil.
Não temos que nos preocupar com tarefas pouco importantes e podemos dedicar-nos o exercício da atividade intelectual. Não obstante, os últimos 100 anos demonstraram que o sedentarismo é algo a que o ser humano não está habituado e, como qualquer organismo vivo, adapta-se a essa nova situação.
O grande problema reside nessa adaptação, que se manifesta das mais variadas
formas: obesidade, hipertensão, colesterol e triglicéridos elevados, diabetes tipo II e doenças cardiovasculares, dentre outras. A atividade física pode ser definida como qualquer movimento realizado pelo sistema esquelético