educação física no ensino médio
A educação física no ensino médio vem passando por muitas mudanças e dificuldades, com a implementação da educação física ocorrer em turno contrário do horário das aulas, a maioria dos alunos consegue atestado médico ou mesmo atestado de trabalho e são dispensados da prática das aulas. Com isso o numero de estudantes do ensino médio que prática educação física decaiu muito. Muitas vezes é complicado para o aluno retornar em outro turno á escola, o aluno mora longe, não tem condições financeiras , são muitos aspectos que fazem com que o aluno evite a aula de educação física e consiga ser dispensado.
O ensino médio vem crescendo e muito no Brasil de 1987 a 1997 o numero de estudantes matriculados dobrou de numero, e isso muito se dá pelo mercado de trabalho que esta bem mais exigente e sem a conclusão do ensino médio os alunos não conseguem emprego. Franco (1994) sugere que a escola esteja relacionada ao mundo do trabalho mas não numa relação linear. O ensino médio vem trazendo uma proposta para que os alunos estejam preparados para o mercado de trabalho o que é interessante, mas não deve ser só esse o foco.
A educação física no ensino médio, Em estudo bastante interessante, um dos primeiros da área, Daólio (1986) procurou levantar a importância da Educação Física para o adolescente que trabalha numa perspectiva psicológica. Embora não tenha se referido ao ensino médio especificamente o seu trabalho permite discuti-lo uma vez que, como já foi apresentado, a maioria dos alunos do ensino médio são trabalhadores. O autor propõe que as aulas de Educação Física para o aluno/trabalhador ofereça uma oportunidade para uma atividade pessoal, em contrapartida ao trabalho; uma Educação Física que permita ao adolescente um relaxamento, com a intenção de fazê-lo perceber seu corpo e capacitá-lo a controlar esse corpo, em oposição ao automatismo que o trabalho muitas vezes exige. O documento elaborado por