EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR INCLUSÃO
A educação deveria ser uma das prioridades para pessoas com deficiência, mas infelizmente isso não acontece, neste trabalho destacaremos a inclusão da criança com necessidades especiais no ambiente escolar, se há esta inclusão, tendo como foco principal de nossa discusão a disciplina de Educação Fisica,o que acontece,como é a didática dos professores em relação a está temática.
A Educação Fisica Escolar é inclusiva? Levar a educação a toda e qualquer criançã,independente de dificuldades ou limitações que a criança venha a ter.Partindo da palavra central”inclusão”,podemos fazer algumas considerações. São várias as expêriencias que o profissional da educação passa ao trabalhar no ambiente escolar, entre elas a inclusão, a integração e o assitencialismo da criança especial. Citarei dois professores, ambos do Departamento de Educação Inclusiva: Prof. Esp.Leandro Sizote e Prof. Esp.Flávio Belloc, ambos nos apresentam os tipos de deficiência que podemos encontrar, não só no ambiente escolar, mas também no social.
É extremamente importante conhece-las: - (DA)deficiência auditiva (leve, moderada, profunda, severa, surdez); - (DF)deficiência Física (tetraplegia, hemiplegia, paralisia cerebral, amputação, paraplegia); - (DI)deficiência Intelectual; - (DV)deficiência visual (baixa visão,cegueira) - Autismo (transtornos globais do desenvolvimento,síndrome de RETT, síndrome de Asperger, transtorno degenerativo da infância, deficiências multlipas(quando a pessoa apresenta conjuntamente duas ou mais deficiências). Ao depararmos com todos estes problemas acima descritos,nos causa um certo receio,em como incluir e trabalhar a educação escolar com essas crianças. Mas sera que nos dias atuais esta educação é inclusiva? Muitas escolas optam por deixar um profissional habilitado para trabalhar e