Inclusão dos Deficientes Físicos na Educação Física escolar
ADRIANA MARTINS DA SILVA
INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PENAFORTE – CE
2014
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
ADRIANA MARTINS DA SILVA
INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Artigo Cientifico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Física Escolar.
PENAFORTE – CE
2014
INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Adriana Martins da Silva
Por meio deste trabalho, pretende-se fazer uma abordagem sobre a inclusão dos deficientes nas aulas de educação física; promovendo como objetivo uma reflexão acerca da participação e socialização de todos os alunos participantes das eventuais atividades, considerando como de suma importância o respeito, a aceitação e principalmente a independência destes alunos. A partir de perguntas e pela busca das respostas, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual apresentou-se autores como DUARTE E WERNER (1994), FREIRE (1989), MARQUES (2008) dentre outros, onde de maneira coerente procurou-se contribuir para o esclarecimento acerca da inclusão de alunos com deficiência em aulas de educação física, assegurado como direito e dever da escola prover tais adaptações. Portanto, reconhece-se que a educação física promove a ampliação de conhecimento e desenvolve no deficiente a construção de uma atitude digna e de respeito com a possibilidade de construção de valores sem preconceito.
Palavras-chave: Educação Física; Deficiente; Inclusão.
Introdução
O objetivo deste trabalho foi fazer uma abordagem sobre a inclusão dos deficientes nas aulas de educação física, diante de tantos obstáculos relatando as dificuldades encontradas. Embora existam direitos em defesa dos deficientes nas escolas, na maioria das vezes esses não são respeitados, tanto pelo educador como