Educação fiscal
DEPARTAMENTO DE DIREITO
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
FABIANA MICHELLE AENISHAENSLIN
Turma: 7BN
Professora: Fernanda Lapa
JOINVILLE – SC
2012
Admirável Mundo Novo foi publicado em 1932 e narra uma civilização onde predomina uma excessiva ordem, onde os homens são controlados desde a concepção por um sistema que aliava controle genético a condicionamento mental.
Nesta sociedade não havia espaço para questionamentos, dúvidas ou conflitos pois até os desejos eram controlados pelo “SOMA” (espécie de droga) objetivando preservar a ordem dominante. A liberdade de escolha estava restrita a poucas situações e a sociedade dividida em castas superiores (Beta, Alfa e Alfa+), originados de óvulos superiores fertilizados por espermas superiores, enquanto as castas inferiores, bem mais numerosas, recebiam tratamento inferior e advinham de óvulos inferiores fertilizados por esperma inferior.
Admirável Mundo Novo profetiza uma perda total de individualidade em favor do coletivo, determinada por fatores genéticos e condicionamento constante, controlados pelos donos do poder. Narra uma sociedade sem famílias, democracia, religiões, arte, onde a promiscuidade é tolerada, já que cada um pertence a todos, e há uma oposição a tudo o que é constante ou prolongado. O livro inicia com uma longa descrição das atividades do Centro de Incubação e condicionamento, feito pelo diretor da Unidade a um grupo de estudantes. Nesse cenário utópico surge o personagem Bernard Marx, insatisfeito com o sistema de controle e o SOMA (o sobrenome é realmente uma referência a Karl Marx, precursor do Socialismo científico). Bernard empreende uma viagem com Lenina, que o levará ao Estado Selvagem, longe dos limites da cidade, que não possui nenhuma comunicação com o mundo civilizado. O estado selvagem permanece com as instituições e valores rejeitadas pelo mundo do controle, democracia, grupos familiares, relacionamentos, grupos