Educação fiscal
Identificação
Prof doutoranda Ana Paula Almeida da Cruz
Tema/Titulo
Arte e Educação Fiscal – um desafio para a comunidade escolar
Justificativa
O Brasil sofre com a pouca formação política do povo brasileiro que desconhece diversos mecanismos do Estado em arrecadar recursos e simultaneamente exigir a participação ativa da sociedade no controle dos gastos públicos desses recursos arrecadados. Dessa maneira, há diversos problemas como: corrupção, desvio de dinheiro público, má administração, sonegação, excesso de impostos todos associados a uma ética e moralidade nacional distorcida.
Com o objetivo de melhorar esse cenário busca-se inserir no ambiente escolar a discussão sobre educação fiscal, integrando os diversos segmentos da sociedade, discutindo as necessidades de cada comunidade em relação às arrecadações e gerenciamentos dos processos de arrecadação no país. O objetivo não é constituir uma disciplina, mas apresentar o tema com um conhecimento a ser discutido, gerado e internalizado no cotidiano do povo brasileiro, de forma que ele venha a ser mais atuante na sociedade, exigindo aquilo que necessita e contribuindo para a melhoria social.
Para se falar de educação fiscal inevitavelmente se falará em questões econômicas, sociais, culturais e históricas internalizadas no povo brasileiro.
Assim, o processo de educação fiscal é um processo longo de sensibilização, informação, formação, conscientização e atuação social.
Atualmente, a educação fiscal é considerada um dos desafios educacionais contemporâneos e um aspecto presente no cotidiano dos alunos e professores.
Porém, ainda há resistência por parte de alguns professores, alguns por desconhecimento da necessidade da abordagem do tema na escola, outros por falta de informações e formação sentem-se incapacitados de trabalhar o assunto, outros ainda, por não saberem como adequá-los às práticas pedagógicas desenvolvidas em suas