Educação - Finanças Públicas
Finanças Públicas
Trabalho realizado por:
Bruno Barros;
Diogo Santos.
Sumario:
1.1 Taxa de Analfabetização da população;
1.1.1 Portugal e a União Europeia;
1.1.2 Em Portugal e em comparação com a União Europeia;
1.2 Centralizada em Portugal.
2.1 Despesa publica na Educação;
Introdução:
Neste trabalho vamos abordar o tema da Educação.
O que nos levou a escolher este tema foi o facto do interesse que desperta este sector a todos nós e na nossa sociedade sendo uma locomotiva na formação e desenvolvimento deste país.
No nosso trabalho optamos por falar da importância deste tema para as
Finanças Públicas, sendo um dos sectores mais importantes no âmbito das finanças devido à parcela que ocupa no Orçamento de Estado.
Educação
1. Taxa de Analfabetização
1.1 Portugal e União Europeia
Podemos verificar com este gráfico que em 1992 só 50% da população é que frequentavam o ensino. Em duas décadas essa percentagem diminuiu para cerca de 20% o que é muito bom.
Educação
O gráfico anterior consegue-nos dar uma percepção da evolução da taxa de analfabetismo em Portugal comparando com os pais da União Europeia com a exceção da Croácia que nesta data ainda não tinha entrado.
Com a analise detalhada do gráfico podemos afirmar que a média dos países da União está bem a baixo dos nível de analfabetização de Portugal.
Isso deve-se a vários fatores como por exemplo pouco financiamento por parte do governo o que tem vindo a diminuir, também devido ao facto de entrarem as políticas de austeridade, mas isso analisaremos mais a frente.
Em conclusão da análise do gráfico vemos que nos últimos anos a taxa tem vindo a aproximar da média dos países da União.
Educação
1.1.2 Em Portugal e em comparação com a União Europeia
Olhando agora numa perspectiva do analfabetismo nos principais países europeus verifica-se que Portugal é o terceiro na lista com maior taxa de analfabetismo. Por outro lado países como a Eslovénia, a Eslováquia