Conceito de financas publicas Certo
Conceito de finanças públicas 3
Aspectos preliminares 3
Finanças e o Estado 4
Evolução da Expressão 4
Necessidades Humanas 5
Necessidades Individuais 5
Necessidades Coletivas 5
Serviços Publico 6
Requisito dos Servicos Publicos 7
O Sector Publico 8
O Sector Publico Financeiro e a sua Estrutura 9
Conceito de Finanças públicas 10
Aceções de finanças públicas 11
Um Bosquejo do historial do pensamento financeiro 12
Conclusão 14
Bibliografia 15
Introdução
No presente trabalho o grupo ira falar de Finanças publicas, iremos fazer um esboço de forma sintética começando por definir as Finanças publicas, falando dos vários requisitos que levam a essa ciência ao estudo da Economia do Estado, falar-se-á também dos aspetos preliminares da ciência fazendo uma relação direta das finanças publicas com Estado, de um modo breve faz-se uma retrospetiva falando da evolução histórica das finanças publicas e a sua relação com o Estado ate a sua consequente ligação, sem esquecer da enumeração das necessidades que norteiam a sociedade ou seja o que faz com que o Estado realize atividades com vista a garantir a satisfação dos seus entes, abordamos também os serviços públicos que lidam com as finanças publicas nomeadamente o sector publico e outros entes que lidam com o sistema financeiro do Estado.
Conceito de Finanças Públicas
Aspectos preliminares
A noção de finanças pública esta intimamente ligada a ideia do dinheiro. Com o desenvolvimento da humanidade a questão das finanças ganhou forca tal que hoje discute-se finanças como uma ciência que visa estudar os aspectos da economia, onde o processo económico se caracteriza por quanto estágios, a saber:
a) Produção;
b) Distribuição;
c) Troca;
d) Consumo
O desenvolvimento das sociedades implicou a variação de meios e tipos de produção. O excedente da produção começou a ser vendido ou trocado. A troca directa, nas comunidades primitivas, funcionou como meio regular de troca de produtos que as diversas comunidades