Educação especial
Diversidade são as necessidades de cada uma pessoa com suas caracterisdticas
Constituição 1998 art.208 lei 7853 de 1989
Declaração de salamantra 1984 89 paises
Decreto 99 foi ocorrer a inclusão em 2008
Inclusão = misturar / Inserção = adicionar
Deficiencia Visual: historia de quem inventou o Braille
Braille ou braile[1] é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris.
O Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em alto relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.
Louis Braille perdera a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto
Recursos Didaticos:
Reglete e punção
Sorobã
Máquina de escrever Braille
Cela Braille
Cela braille vazada
Livro com duas escritas
Deficientes visuais não são homogenios
Grupos homogenios: cada criança tem perda da visão de uma forma
Serviço de Atendimento Educacional Especializado é uma atividade de caráter pedagógico, prestado por um profissional da Educação Especial, voltado ao atendimento das especificidades dos alunos com deficiência, condutas típicas ou altas habilidades, matriculados na Rede Regular de Ensino.
O SAEDE/DI tem como objetivo qualificar as funções psicológicas superiores dos educandos para auto-regulação cognitiva, mediante investigação das estratégias pedagógicas que possibilitem avanços no seu processo de aprendizagem.
Atribuições da Equipe do SAEDE Atuação do professor do SAEDE não substitui as funções do professor responsável pela sala de Ensino Regular;
Orientar o professor da classe regular enquanto às adequações