Educação especial
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Porto Alegre,
2012
A Educação Especial por meio de muita luta, percorreu um longo caminho até chegar a Inclusão Social nas escolas de ensino regular. Por muito tempo a Educação Especial ficou conhecida por propor ao aluno adaptarem-se as escolas voltadas para o ensino especial, mas essa concepção mudou a partir da Declaração de Salamanca (1994), onde, todas as crianças tem direito ao acesso à escola regular, devendo todos ser educados juntos, independente de suas diferenças, propondo sim, a escola adaptar-se a inclusão, promovendo uma educação para todos, com qualidade, igualdade e respeito.·.
A partir desses pressupostos, com o avanço da ciência e tecnologia, com o fenômeno da globalização, a educação especial está ganhando seu espaço na sociedade, com a inclusão de pessoas com necessidades educacionais nas escolas de ensino regular, demonstram ser o melhor caminho para que aconteça uma socialização entre as pessoas em geral, podendo assim todas ser tratadas com respeito e dignidade, possibilitando um pleno desenvolvimento na sua vida social e profissional.
A LDB nº 9394/96, relata que crianças com deficiência física, sensorial e mental, têm o direito de estudar em escola de ensino regular, disponibilizando quando necessário dispuser de materiais, equipamentos, serviço de apoio especializado, assistência, professores qualificados, capacitados, promovendo uma educação para todos. No Brasil a inclusão social começa a ter maior importância, a partir da década de 90, e as leis que favorecem a educação especial, vão tornando-se mais eficazes, possibilitando, e de certa forma, obrigando uma readaptação no ambiente escolar, para incluir a todos que possuem necessidades especiais nas escolas de ensino regular.
Tenho um irmão com deficiência mental, e como é difícil as pessoas aceitarem e conviver com ele, muitos preconceitos enfrentamos