Educação especial
A família demonstra interesse e preocupação em relação às dificuldades apresentadas pelo filho, têm consciência que este não consegue acompanhar o desenvolvimento dos demais alunos da sua faixa etária. Conta muito com ajuda da escola e procuram acompanhar as poucas atividades que C. realiza. Embora o aluno não tenha relatório médico, a família está disposta a procurar recursos indicados pela escola para que possa ajudar no desenvolvimento do aluno.
B. Observação descritiva das diversas situações escolares:
Apresenta pouco interesse na realização das atividades que lhe são apresentadas, não consegue concentrar-se por muito tempo em uma só atividade, não consegue realizar e isso o deixa extremamente irritado.
Sua inquietação contribui para sua falta de concentração. Desta forma não realiza as atividades pedagógicas propostas. Não há evolução em termos de aprendizagem. Não retém informações básicas para construção de estruturas necessárias no contexto do processo de alfabetização.
Apresenta pré disposição para a realização de atividades com jogos e materiais lúdicos, consegue formar palavras com ajuda de quebra-cabeça e no computador, mas isso requer acompanhamento constante e sistemático, pois não tolera frustração e se algo dá errado já perde o controle e passa ao comportamento agitado, inclusive com uso de palavrões.
Percepção visual, preservada, identifica-se com atividades que envolvam a memória visual, como quebra-cabeça, jogo da memória e atividades similares.
Percepção e memória auditiva, aparentemente preservada, no entanto não demonstra muito interesse pelas coisas, sons diferenciados ou ruídos externos, fatores externos não lhe chamam