educação especial
Dedico este trabalho aos meus pais, que me proporcionaram uma vida digna onde pudesse crescer, acreditando que tudo é possível, desde que fosse honesta, íntegra de caráter e tendo a convicção de que desistir nunca seja uma ação contínua em nossas vidas; que sonhar e concretizar os sonhos só dependerão de nossa vontade.
AGRADECIMENTO
Gostaria de agradecer a todos que contribuíram na elaboração deste trabalho. E a Deus, por tudo o que conquistei até agora e por estar sempre em meu caminho, iluminando e guiando às escolhas certas.
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise das contribuições que o pedagogo pode oferece para o desenvolvimento do educando com altas habilidades. As experiências lúdicas e práticas se bem utilizadas podem se transformar em estratégias significativas que facilitam o trabalho pedagógico e contribuem para a construção do conhecimento em relação a esses educandos. Diante da nova concepção de educação, o educador é um interlocutor, mediador da relação da criança com o conhecimento, um colocador de limites, apoiador afetivo em inúmeras ocasiões, organizador do espaço físico e de muitas atividades que despertem o interesse do aluno e que o leve a enfrentar desafios que contribuirão para o processo de construção do seu conhecimento. Para atingir essa finalidade, é preciso que os educadores repensem o conteúdo e sua prática pedagógica substituindo a rigidez, a passividade pela alegria, pelo entusiasmo de aprender, pela maneira de ver, pensar, compreender e reconstruir o conhecimento.
Palavra – chave: Família, Ensino aprendizagem e Altas Habilidades.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................................07
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA