educação especial
Cleiton Rodrigues Carlos1.
Orientador: Paulo Negri Filho,Ms2.
RESUMO
O presente artigo aborda sobre a Importância da Familia no Processo de Educar, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual constatou-se que a relação escola X família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
É, preciso refletir sobre os papéis que devem desempenhar nesse processo a escola e, conseqüentemente, os professores, mas também não se pode continuar ignorando a importância fundamental da família na formação e educação de crianças e adolescentes.
No entanto, apesar das diferentes metodologias hoje utilizadas, os problemas persistem, e pior, se agrava cada vez mais, pois além do conhecimento em si estar sendo comprometido, os aspectos comportamentais não têm melhorado. Ao contrário na sala de aula, a indisciplina e a falta de respeito só têm aumentado, e os professores, por sua vez, passaram assumir atitudes autoritárias e disciplinadoras.
Os papeis fundamentais entre escola e a família, é assumir a responsabilidade no processo de educar juntos cada um com sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do aprendiz no seu contexto escolar e familiar.
Palavras-Chaves: Família. Escola. Integração. Responsabilidades.
Euclides da Cunha,2011
_______________________
1Licenciado em Educação Física pela Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina-SP(2004), pós-graduando em Psicopedagogia Institucional pelas Faculdades de Pinhais- FAPI/INTEREAD. E-mail:cleitonrcarlos@hotmail.com.
INTRODUÇÃO
Atualmente, uma questão que asola as unidades escolares e familias no proceso integral de aprendizagem dos alunos em seu desenvolvimento educacional aonde os obstáculos são cada vez maiores.
A desintegração dos valores são os